Trabalho em Equipe e Comunicação Organizacional

Trabalho em Equipe e Comunicação Organizacional trabalhando em equipe

Trabalho em Equipe 

O trabalho em equipe é um mecanismo pelo qual várias pessoas de diferentes áreas da organização se reúnem sob o comando de um líder, com a finalidade comum de eliminar barreiras interpessoais de comunicação pelo esclarecimento e compreensão de suas causas.

Muitas organizações estão transformando a sua estrutura organizacional em redes integradas de equipes na busca pela flexibilização, inovação e participação das pessoas na elaboração de políticas que permitam avaliar o comprometimento com as metas e os objetivos da empresa.

Estágios de Desempenho de uma Equipe

São estágios de desempenho de uma equipe: pseudo equipe, grupo de trabalho, equipe potencial, equipe real e equipe de elevado desempenho.

pseudo equipe não é verdadeiramente uma equipe. Os membros do grupo atuam de forma individualizada, cada um respondendo por si.

Nos grupos de trabalho os membros compartilham as informações, mas ainda existe atuações individualizadas.

Na equipe potencial os membros possuem a intenção de trabalhar em equipe e reconhecem a importância dessa forma de trabalho.

equipe real é considerada uma equipe de verdade, onde observa-se um alto grau de comprometimento e lealdade com as atividades.

equipe é considerada de elevado desempenho quando alcança os melhores resultados possíveis, alcançando o aumento na produtividade, a melhora na qualidade dos produtos ou serviços prestados, dentre outras consequências.

Trabalho em Equipe e Comunicação Organizacional equipe estudando

Tipos de Equipe

Podemos verificar a existência de seis tipos de equipes:

  • Equipe funcional: formada por pessoas que possuem a mesma habilidade, como por exemplo uma equipe de médicos.
  • Equipe interfuncional: formada por pessoas com habilidades diferentes, como por exemplo uma equipe formada por médico, enfermeiro, nutricionista e assistente social.
  • Equipe autogerenciável: é uma equipe que dispensa a figura do líder.
  • Equipe transversal: formada por pessoas de diferentes departamentos (recursos humanos, financeiro, etc) e de diferentes níveis (operacional, gerencial, etc)
  • Equipe temporária: existente apenas por um determinado período, como por exemplo uma equipe formada para a elaboração de um projeto.
  • Equipe virtual: formada por pessoas que estão fisicamente separadas.

Estágios de Desenvolvimento de uma Equipe

A formação e o desenvolvimento do trabalho em equipe pode ser estruturado nas seguintes fases: formação, tormenta, aquiescência, realização e desintegração.

Na fase de formação será definido o propósito da equipe e da função de cada membro integrante. Nessa fase, as pessoas ainda estão aprendendo a lidar umas com as outras .

Na fase da tormenta, também chama de fase da tempestade começam a aparecer os conflitos e as disputas funcionais. Nessa fase, as pessoas encontram dificuldades no momento de se negociar as condições sob as quais a equipe irá trabalhar.

Na fase da aquiescência as relações são construídas e normalizadas, as funções e os papéis são aceitos e as informações circulam livremente.

Na fase da realização ocorre de fato, o desempenho da tarefa. Nessa fase a execução do trabalho atinge seu maior nível.

Na fase da desintegração ou interrupção ocorre o fim das atividades e a equipe é desmembrada.

Trabalho em Equipe e Comunicação Organizacional equipe unida em círculo

Comunicação Organizacional

A comunicação organizacional é uma habilidade interpessoal, que consiste na capacidade de se relacionar com as pessoas e consequentemente desenvolver o trabalho em equipe.

Essa habilidade deverá ser desenvolvida entre os funcionários e os líderes de uma organização.

A comunicação organizacional é uma habilidade interpessoal.

Clique para Twitar

A comunicação entre as pessoas só existe quando a mensagem é compreendida pelo seu receptor e essa informação deverá ser apresentada de forma clara, direta, objetiva e em linguagem apropriada.

Para que a comunicação seja realizada de forma eficaz é necessário uma escuta ativa, ou seja, o receptor da informação deverá estar atento à sua transmissão, compreendendo-a e processando-a de forma adequada.

Tipos de Comunicação

A comunicação poderá ser: pessoal ou impessoalascendente ou descendenteformal ou informalhorizontaltransversal ou circular.

A comunicação será pessoal quando dirigida a uma pessoa específica (telefonema) ou impessoal quando direcionada à pessoas indeterminadas (jornal).

comunicação ascendente/descendente são essenciais para o processo de aprendizado organizacional. Os subordinados tendem a aprender com seus superiores e vice-versa.

Na comunicação ascendente as informações são dadas de baixo para cima. Na comunicação descendente as informações são dadas de cima para baixo.

A comunicação ascendente/descendente é importante para o aprendizado organizacional.

Clique para Twitar

A comunicação será considerada formal quando previamente planejada ou informal quando for transmitida de maneira espontânea.

Comunicação horizontal é a comunicação entre os colegas de um mesmo nível organizacional. 

Comunicação Transversal é a comunicação que ocorre entre pessoas de departamentos e níveis diferentes. 

Comunicação Circular é a comunicação participativa que ocorre entre pessoas que fazem parte do todo organizacional.

Trabalho em Equipe e Comunicação Organizacional equipe com boa comunicação

Elementos da Comunicação

São elementos da comunicação: emissor, codificação, mensagem, canal, decodificação, receptor, feedback e ruído.

emissor pega a ideia a ser transmitida e a codifica (escolha do vocabulário a ser utilizado). A ideia codificada irá dar origem à mensagem.

Essa mensagem irá passar por um ambiente que será o canal de transmissão (voz, livro, televisão, computador).

Uma vez transmitida pelo canal, a mensagem será decodificada pelo receptor que irá interpretar a mensagem recebida. Interpretada a mensagem, o receptor reage respondendo ou não o emissor – feedback.

O receptor interpreta a mensagem de acordo com seus conhecimentos e experiências.

Clique para Twitar

Durante o processo de comunicação, no desenvolvimento do trabalho em equipe, podem ocorrer interferências negativas (ruído): barulho, queda de energia, vocabulário de difícil compreensão, etc.

Redes Formais de Comunicação

Existem três tipos de redes formais de comunicação: rede em cadeia, rede em roda e rede de todos os canais.

rede de comunicação em cadeia e a rede de comunicação em roda, são redes que respeitam a hierarquia, não havendo a participação dos integrantes nas decisões.

Comunicação ideal para resolver questões simples de forma rápida. A rede em roda, diferente da comunicação em cadeia, depende da presença de um líder.

rede de todos os canais, é uma rede na qual se observa a participação dos integrantes. A comunicação é mais lenta, pois são várias pessoas com várias opiniões. Rede de comunicação ideal para resolver situações mais complexas.

Para aprender mais, acesse o Curso de Gestão de Equipes ou visite as áreas de Cursos de Liderança e Empreendedorismo e Cursos de Administração e Gestão.

E você, qual sua opinião sobre o Trabalho em Equipe e a Comunicação Organizacional? Participe, deixe um comentário abaixo!