Estudo Bíblico: Como Estudar a Palavra de Deus

Poder da Biblia Sagrada

É importante ler completamente a Bíblia Sagrada, mas simplesmente ler o texto da Bíblia de Estudo não é a mesma coisa que estudá-lo de fato. A Divina Palavra de Deus, conforme o Cristianismo, merece respeito e deve ser entendida durante o estudo bíblico, para ser posteriormente praticada.

A Bíblia Sagrada é uma das obras mais mal compreendidas e interpretadas já escritas em toda a história, e a maior parte das pessoas pode achar difícil o seu entendimento.

A Bíblia registra um longo período da história, incluindo muitas culturas e épocas, relacionando e correlacionando a qualquer era moderna. É traduzida dos manuscritos originais em hebraico, grego e aramaico por estudiosos respeitáveis.

A finalidade do estudo bíblico é compreender a mensagem no contexto correto. Se você deseja iniciar a sua leitura, saber com que frequência ler e como aplicar os ensinamentos da Bíblia Sagrada, esse artigo certamente pode ajudá-lo.

Abordagem Geral do Estudo Bíblico

Planejando Seu Estudo da Bíblia

Planejando Seu Estudo Bíblico

Escolha um horário e um local para você estudar a Bíblia Sagrada. Crie seu próprio planejamento de leitura todos os dias em um calendário.

Ter um plano de leitura incentiva você a buscar orientação e apredizado na Palavra de Deus no dia planejado, todos os dias.

O planejamento da leitura, também o manterá organizado, acompanhando as passagens abordadas e as lições aprendidas de cada uma delas.

Biblia de Estudo - Palavra de Deus

Escolhendo Sua Bíblia de Estudo

É importante escolher adequadamente qual tradução da Bíblia Sagrada será utilizada ao longo de seus estudos bíblicos. Certifique-se de optar pelas traduções ao invés de paráfrases simples. Isso irá garantir que você leia o texto originalmente escrito, e não a interpretação de um comentador.

Bíblias traduzidas a partir do latim devem ser evitadas, dando preferência àquelas traduzidas do grego ou hebraico originais. Isso porque as Bíblias de Estudo que são traduzidas do latim, assim como na brincadeira “telefone sem fio”, poderão acabar sendo traduzidas incorretamente.

Durante sua leitura, certifique-se de que a sua compreensão das passagens bíblicas esteja de acordo com a doutrina da Bíblia Sagrada (que é a Revelação do Plano de Salvação de Deus, 2 João 1: 7-10).

Qualquer revelação obtida que não se encaixe na doutrina de Jesus por si só deve ser descartada. Além disso, você deve analisar a história da Igreja para comparar com suas descobertas.

Se você descobrir algo em que todos na história da Igreja discordam, você provavelmente estará errado. Isso porque, a instituição possui anos e anos de estudo do texto da Palavra de Deus. Para ser um bom entendedor da Palavra de Deus, você deve pesquisar com afinco.

Tenha cuidado para não ser arrogante ao longo do aprendizado bíblico. É muito fácil se orgulhar de suas descobertas, em vez de meditar com oração sobre elas.

Estudar o texto Sagrado extensivamente é bom. Você deve saber quais são os fundamentos da Fé, mas certifique-se de que sua capacidade de recordar nomes de pessoas ao longo da história da Igreja não exceda a sua capacidade de lembrar das Escrituras, palavra por palavra! (Para refletir, Josué 1: 7-9)

Lembre-se que mesmo aqueles que são analfabetos podem ter uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus e um relacionamento mais profundo com Ele, porque meditam nela.

Simplesmente saber nomes e coisas não é bom o suficiente. Você deve praticar e pregar os aprendizados que obtiver durante a leitura de sua Bíblia de Estudo.

Equivalência Formal e Equivalência Dinâmica

Os termos “equivalência formal” e “equivalência dinâmica” foram adotados para descrever as formas de tradução da Bíblia Sagrada.

Equivalência Dinâmica

O termo “equivalência dinâmica” é uma abordagem utilizada para tentar transmitir o pensamento expressado, não sendo necessário a preocupação com a literalidade presente no texto.

Uma tradução da Bíblia de equivalência dinâmica que é indicada, por sua qualidade, é a Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

As traduções de equivalência estritamente dinâmicas geralmente são mal interpretadas por alguns estudiosos.

Equivalência Formal

Já o termo “equivalência formal” é uma abordagem utilizada para tentar transmitir o texto, palavra por palavra, sem se preocupar com os recursos de expressão da língua-alvo.

São boas traduções da Bíblia Sagrada, de equivalência formal: Almeida Corrigida Fiel e a Almeida Revista e Atualizada.

Estudando a Biblia - a Palavra de Deus

Estudando a Palavra de Deus Tendo Uma Mentalidade de Oração

Estudar a Bíblia Sagrada mantendo uma mentalidade de oração é a primeira etapa para a sua compreensão.

A Palavra de Deus deve ser estudada como uma oração, desejando aprender.

É preciso disciplina. A sua Bíblia de Estudo ganhará vida para você. É um alimento espiritual.

Orando durante o Estudo Bíblico

“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1: 20,21)

Palavra de Deus Comece Pelo Novo Testamento

Comece a Ler Sua Bíblia de Estudo Pelo Novo Testamento

O Novo Testamento complementa o Velho Testamento, e vice-versa. Ainda assim, indica-se inicialmente a leitura da Palavra de Deus pelo Novo Testamento, especialmente caso você seja um novato.

A compreensão do Velho Testamento será facilitada pela leitura prévia do Novo Testamento.

Biblia Sagrada: Comecando a Leitura Por Joao

Começando a Leitura da Bíblia Sagrada Por João

É aconselhável iniciar seus estudos bíblicos com João, pois é um dos Evangelhos de leitura mais fácil e aprazível.

Nele, a verdadeira identidade de Jesus é explicada e você é preparado para ler os outros três. Ler os Evangelhos mais de uma vez (duas ou três vezes) ajuda você a entender o texto, o tópico, o contexto e os personagens.

Procure ler três capítulos a cada dia. Concentre-se bem e tenha sempre paciência.

Quando terminar a leitura de João, avance em sua Bíblia de Estudo para Marcos, em seguida Mateus e finalmente Lucas.

Isso porque, esses últimos costumam ser considerados materiais de fácil leitura também. Leia cada um dos livros até que você consiga concluir a leitura de todos os Evangelhos.

Assim que terminar a leitura dos Evangelhos, leia as cartas de Romanos a Judas em sua Bíblia de Estudo.

O Apocalipse é profecia não coberta pelo Novo Testamento, você pode deixar ele de lado, por enquanto.

Tão logo você sinta-se familiarizado com os principais profetas, então tente ler o Apocalipse.

Biblia Sagrada Escolha Topicos Que Deseja Estudar

Escolha Tópicos da Bíblia Sagrada Que Deseja Estudar

O estudo de um tópico diferencia-se bastante da leitura de um livro ou capítulo. A maioria das Bíblias de Estudo possui áreas de assuntos específicos contidos em seus índices.

Uma vez que você tenha se esbarrado em um tópico que lhe seja interessante, faça uma leitura rápida e superficial dos versículos.

Você então terá uma ideia geral sobre o signifigado dos versículos. (Ex. Se é uma descrição de um pecado, descrição de uma salvação, de uma obediência, etc.).

Ler inúmeras vezes um determinado capítulo de sua Bíblia de Estudo poderá lhe ajudar a recuperar sentidos que porventura você possa ter ignorado ao longo da leitura inicial.

Bíblia de Estudo e os Métodos Para Estudar a Palavra de Deus

Metodos Para Estudar a Biblia Sagrada

Use o Dicionário

Certifique-se de procurar e pesquisar as palavras no capítulo da Bíblia de Estudo que estiver lendo naquele momento.

Isso ajudará você a entender os ensinamentos da Palavra de Deus mais facilmente, pois não deixará passar interpretações erradas dos significados das palavras.

Anotações Bíblicas

Adquira um Caderno ou Bloco Para Suas Anotações

Ter um caderno da Bíblia ajudará você a ter responsabilidade com sua leitura diária. Faça-se perguntas e escreva-as no caderno. Use perguntas durante seu estudo bíblico:

  • Quem?
  • Quando?
  • Por Quê?
  • Onde?
  • Como?
  • O Quê?

Exemplo: “Quem estava no local?”, “O que fazia?”, “Onde isso está acontecendo?”, “Como aconteceu?”.

Essa simples fórmula fará a história lida em sua Bíblia de Estudo fazer sentido.

Bíblia Sagrada Faça Destaques

Faça Destaques do Que Considerar Importante em Sua Bíblia de Estudo

Faça destaques com um marca textos do que considerar mais importante ou das coisas lhe agradar.

Mas é importante que você apenas faça tais destaques se a Bíblia de Estudo for sua.

Bíblia de Estudo notas de rodapé referencias cruzadas

Utilização de Notas de Rodapé e de Referências Cruzadas

As referências cruzadas são pequenos símbolos ou números que indicam que você deve buscar em outro local  do texto para conseguir informações adicionais, ou para mostrar-lhe algo que tenha sido abordado antes.

As notas de rodapé, geralmente localizadas na parte de baixo da página em sua Bíblia de Estudo, indicam a origem das informações ou explicam ideias complexas, eventos históricos ou conceitos.

Tente apontar palavras específicas que tenham chamado sua atenção e procurá-las em outros versículos que tratem do mesmo assunto.

Biblia de Estudo Referencias

Acompanhando Referências na Bíblia de Estudo

É importante seguir cada referência que encontrar na sua Bíblia de Estudo.

Assim, descobrirá qual foi sua utilização pela primeira vez.

É nesse ponto que verificamos como é essencial possuir uma Bíblia de referência de qualidade, para compreender a Palavra de Deus.

Caderno de Anotações Bíblicas Estudo Bíblico

Tenha um Diário ou Caderno de Anotações Bíblicas

Não é necessário que você escreva muito.

Basta usar uma folha de papel contendo em sua parte superior:

  • Data
  • Versículo
  • Capítulo
  • Livro

Faça-se algumas perguntas e descreva o que estiver estudando em sua Bíblia de Estudo.

Isso te ajudará a perceber aquilo que Deus estiver revelando naquele momento a você, através de Sua Palavra.

Anote seus pensamentos, escreva os versículos e também as ideias que tiver durante a leitura.

Pense sempre nas perguntas mencionadas antes: “como”, “o quê”, “quem”, “onde” e “quando”.

Responda todas as questões possíveis que tiver em cada tópico.

Compare suas descobertas com o que você conhece. Estude e ore sobre isso.

Estudar a Bíblia Sagrada sem distrações

Se Livre Das Distrações Enquanto Estudar a Palavra de Deus

Abandone a televisão, rádio, telefone e demais distrações.

A não ser que você esteja fazendo um estudo bíblico em grupo, encontre um ambiente calmo com uma mesa própria para leitura da sua Bíblia de Estudo e para fazer as devidas anotações.

Esse tempo é destinado à você com Deus.

Estudando a Bíblia Sagrada com Outras Pessoas

Grupo de Estudo Bíblico

Procure um Grupo Para Estudar a Bíblia Sagrada

Procure outras pessoa para estudar a Palavra de Deus. O texto da Bíblia é bastante complicado, e é muito bom contar com a ajuda de outros para superar essa limitação.

O grupo de estudo trará a todos os participantes inspiração e motivação para os estudos bíblicos.

Aprendizado Bíblico Compartilhe Informacoes

Compartilhe Informações de Seu Aprendizado Bíblico

Compartilhe o que você encontrou com as outras pessoas que participam do grupo de estudos da Bíblia Sagrada.

Discuta com os outros o que você leu, tendo em vista que elas podem possuir mais experiência lendo e estudando a Palavra de Deus.

Biblia Sagrada Como Guia e Inspiracao

Aceite a Bíblia Sagrada Como Guia e Inspiração

Não tome como verdade absoluta o que as pessoas falam, exceto como um guia.

Deixe a Palavra de Deus inspirar você.

O conhecimento sobre os Princípios Bíblicos somente será ampliado após anos de leitura, trabalho dura e dedicação.

A Bíblia Sagrada é composta por 66 livros, sendo que cada um deles possui diferentes autores.

Alguns desses autores redigiram dois ou mais livros, porém em momentos diferentes e por diversos motivos.

Você encontrará assuntos e conceitos parecidos em cada um dos livros em sua Bíblia de Estudo.

Como Criar um Plano de Estudo Bíblico

Ordem de Estudo da Biblia Sagrada

Decida a Ordem do Seu Estudo Bíblico

Você certamente poderá realizar sua leitura seguindo a ordem contida no Novo Testamento, se achar melhor.

No entanto, existem planos de estudo Bíblico que indicam a leitura dos livros fora da ordem.

Um dos motivos da adoção dessa forma de estudo Bíblico, será descrito mais a seguir.

Estudo Biblico Comece Pelos Evangelhos

Comece o Estudo Bíblico Pelos Evangelhos

Comece a leitura de sua Bíblia de Estudo pelos Evangelhos, pois cada um deles irá nos trazer uma imagem diferente a respeito Jesus. Como por exemplo:

  • Para Mateus, Jesus é visto como Rei;
  • Para Marcos, Jesus é visto como Rabino;
  • Para Lucas, Jesus é visto como Homem; e
  • Para João, Jesus é visto como Deus, o Messias

Releia o Evangelho de João. Com isso, você terá uma ideia mais completa a respeito dos Evangelhos. O Evangelho que foi escrito por útimo foi o de João.

Os Evangelhos de Mateus a Lucas, conhecidos como, “Evangelhos Sinópticos”, narram a mesma história básica, mas cada um aponta seu próprio ponto de vista.

As lacunas existentes são preenchidas pelo Evangelho de João, que completa enfim, a história narrada pelos demais Evangelhos de sua Bíblia de Estudo.

Biblia Sagrada Continue a Leitura em Atos

Continue a Leitura da Bíblia de Estudo em “Atos”

Os Atos, também conhecidos como “Os atos dos apóstolos”, foram escritos por Lucas.

Eles são uma imagem sobre a revalação e sobre o desenvolvimento da Igreja.

Biblia Sagrada Galatas ate Filemom

Passe Para a Leitura de Gálatas até Filemom

Essas foram seis cartas de Paulo, curtas e pessoais, endereçadas a três Igrejas que visitou e também a três de seus amigos, quais sejam: Tito, Timóteo e Filemom.

  • Faça a leitura da Epístola aos Romanos, que revela o caminho e meios para a Salvação. Depois leia “Epístolas aos Coríntios”. Trata-se da introdução ao Espírito Santo. Passe para Hebreus a Judas, ensinamentos de anciãos da Igreja.
  • Apenas considere ler o Apocalipse em sua Bíblia de Estudo se for cristão há um bom tempo e tiver um bom entendimento de profecias.
Velho Testamento

Prossiga Para o Velho Testamento em Sua Bíblia de Estudo

O Velho Testamento é organizado por ordem de conveniência, não necessariamente por ordem cronológica.

Você pode ler o Velho Testamento em grupos de estudo bíblico para facilitar o entendimento.

Existem 929 capítulos no Velho Testamento, em sua Bíblia de Estudo.

Se você ler 3 (três) por dia, você terminará a leitura do Velho Testamento dentro de 10 (dez) meses.

Inicie com a leitura de Gênesis: Criação e o relacionamento com Deus precocemente.

Mude então para o Êxodo a Deuteronômio: Lei.

Em seguida, passe para os livros Josué a Ester: História. Ainda na seção história de sua Bíblia de Estudo, passe para os livros de sabedoria e poesia:

  • O livro de Jó, muitas vezes considerado como sendo o mais antigo, nos mostra como era o relacionamento de Deus com um homem, e está repleto de ensinamentos sobre como esta relação poderia ter ocorrido de forma melhor. É um ótimo ensinamento a respeito do que Deus poderia esperar do homem.
  • Salmos: escritos de um rei de Israel. Esse rei era não somente um pecador, como também assassino condenado. Mesmo assim, um homem segundo o coração de Deus.
  • O Cântico dos Cânticos (conhecido também como Canção de Salomão), foi escrito pelo rei Salomão durante sua juventude. Salomão escreveu essa Canção enquanto jovem, apaixonado. Salomão foi o mais rico e sábio dos homens.
  • Os provérbios são escritos de Salomão enquanto adulto, escritos no período em que aprendia difíceis lições como rei de Israel.
  • Eclesiastes são as lamentações de Salomão como homem que viveu sua vida de maneira desenfreada, tendo muitas mulheres, esposas e concubinas, bebendo vinho e escrevendo canções. Eclesiastes: livro de ensinamentos sobre o que não se deve fazer.

Após a leitura dos livros de sabedoria e poesia, siga para os 5 (cinco) principais profetas: Jeremias, Isaías, Lamentações, Daniel e Ezequiel.

Posteriormente, siga para os profetas menores (doze), concluindo então a leitura da Palavra de Deus no Velho Testamento.

Biblia Sagrada Para Estudo Bíblico

Quantos anos tinha Maria quando ela deu à luz?

Estudo da Bíblia Sagrada

Dicas Para o Estudo Bíblico

  • No começo, pode ser difícil ler consistentemente, dia após dia. No entanto, ao estudar a Palavra de Deus, ela abrirá sua mente e preparará você para o seu dia. Para isso, a leitura da Bíblia Sagrada é essencial. Jamais desista. Caso se sinta desanimado, procure pedir auxílio ao Senhor.
  • Reze antes de começar qualquer leitura ou estudo Bíblico. Peça para Deus que limpe sua mente. Ele irá lhe revelar as coisas por meio de Sua Palavra mesmo antes de você começar a ler. Existe uma oração por revelação e sabedoria em Efésios 1:16-23. Você pode dizer esta oração para si.
  • Faça promessas, como por exemplo, levantar mais cedo pela manhã para ler a Bíblia Sagrada.
  • O acordo é: “Se não houver a leitura da Bíblia, não haverá café da manhã. Não haverá exceção”. Faça como o rei Davi, que estudou a Palavra de Deus pela manhã e também durante a noite (Salmos 1: 2).
  • Existem 261 capítulos ao longo do Novo Testamento. Caso você consiga ler 3 capítulos por dia, você terá completado sua leitura em torno de noventa dias.
  • Se você quiser ler a Bíblia Sagrada em sua totalidade, você poderá ler três capítulos do Novo Testamento durante as manhãs e quatro capítulos do Velho Testamento durante as noites. Nesse caso, você terminaria com o Novo Testamento em cerca de 87 dias. Restaria então 668 capítulos para ler, do Velho Testamento. Se você ler 3 capítulos durante a manhã e 4 capítulos durante a noite até concluir a leitura, você conseguirá ler a Bíblia completa ao longo de apenas 6 meses. Porém, é mais benéfico manter a leitura de apenas 3 capítulos a cada dia. Não dê muita importância em relação ao tempo que leva para sua leitura, e sim em absorver a Palavra de Deus.
  • Quando você começar a estudar a Bíblia Sagrada, procure pedir ajuda ao Espírito Santo. Em João 14:26, consta que Ele lhe ensinará e vos lembrará as palavras de Jesus.
  • Existem livros de referência e guias de estudo Bíblico suficientes para encher uma biblioteca. Não há necessidade de você buscar todas essas referências e guias. Apenas obtenha o material que atenda às suas necessidades. Há uma longa lista ao fim deste artigo. Não se surpreenda.
  • O motivo para ler os Evangelhos fora de ordem é que cada um identifica Jesus de uma maneira diferente: João = Deus; Marcos = Rabino; Mateus = Rei; Lucas = Homem. Cada um tem um propósito diferente!
  • Pesquise a versão ou tradução Bíblica que você vai estudar.
  • Depois de passar pela Bíblia Sagrada pelo menos uma vez, com a ajuda de um bom professor, leia um bom guia leigo sobre hermenêutica e apologética. Eles irão ajudá-lo a saber quais as perguntas a serem feitas ao ler e estudar.
  • Considere inscrever-se no curso e programa de estudo bíblico “Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa”. É um guia assistido completo de estudo da Palavra de Deus, com acompanhamento constante. Provavelmente, a melhor maneira de estudar a Bíblia Sagrada atualmente. (Clique aqui mesmo, para acessar!)
Biblia de Estudo e caneca de cafe

Outras Considerações Importantes Sobre o Estudo Bíblico

Não leia o que os especialistas na Bíblia dizem sobre um tópico. Você terá opiniões diferentes e conflitantes, e isso fará com que você fique confuso e desista. Julgue tudo o que você ouve na escritura fazendo-se perguntas. Deixe a Bíblia Sagrada falar por si mesma. O autor (Deus) irá revelar e inspirar você.

A Bíblia foi escrita em hebraico, grego, aramaico e koine, e não em português. Diante disso, alguns conceitos e palavras não são traduzidas individual e diretamente. São tentativas de expressão do significado e sentimento da passagem bíblica.

Algumas palavras foram literalmente traduzidas, e outras foram tranduzidas funcionalmente (em uma tentativa de expressar seu significado). Leia-as com a mente aberta, fale com outras pessoas, ore e procure compreender os pontos de vista que os escritores originais possuíam.

Pode acontecer de a Ciência ou até mesmo seu senso comum lhe parecer repreender a Bíblia. Caso isso ocorra, não tire conclusões precipitadas. É importante considerar que sua interpretação da Palavra de Deus jamais será perfeita.

Localize a passagem Bíblica que o perturba e estude seu contexto e seu tom. Normalmente, a sua própria compreensão das palavras da passagem será culpada. Tente descobrir um significado diferente que tire suas dúvidas e que esteja em concordância com o restante de seus estudos bíblicos.

Caso ainda esteja em dúvida, peça a ajuda de algum amigo que entenda muito bem a Bíblia. Se você não estiver satisfeito, saiba que sua conclusão, qualquer que ela seja, deverá estar de acordo com o restante do texto Bíblico. As passagens que não lhe parecerem claras serão explicadas em outro local da Bíblia.

Materiais para estudo da Biblia Sagrada

Do Que Você Precisa Para o Estudo da Bíblia?

  • Um guia para estudo, de qualidade;
  • Uma tradução da Bíblia, de qualidade;
  • Um caderno ou diário para suas anotações;
  • Uma Concordância: isto é, um livro listando as palavras contidas na Bíblia, compreendendo os significados básicos destas palavras e seus significados de raiz, assim como demais pontos em que estas palavras são utilizadas;
  • Opcionalmente, uma Caneta Marca-texto;
  • Uma Bíblia tópica;
  • Um manual da Bíblia (Halley ou Unger);
  • Um dicionário e um comentário dos textos da Bíblia.


E você, está pronto para começar o estudo da Palavra de Deus? Clique aqui para conhecer o programa de estudo bíblico “Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa”

Para aprender mais, visite também a área de Cursos de Teologia e Religião.

Escreva abaixo seus pensamentos sobre o estudo da Bíblia, e marque um irmão/irmã! Participe!


Fonte das imagens e consulta: Wikihow