Curso de Direito Civil Parte Geral: Curso Online Com Certificado
Curso de Direito Civil Parte Geral

Curso de Direito Civil Parte Geral

Aulas 100% em Vídeo

Turma Disponível

Carga Horária: 80 horas

No Curso de Direito Civil Parte Geral você irá estudar a primeira parte estabelecida no texto do Código Civil. Direito Civil é a disciplina jurídica que tem por finalidade regulamentar as relações entre as pessoas no âmbito civil. O Código Civil de 2002 nos apresenta uma parte geral, que faz uma introdução ao estudo do Direito Civil. Nesse Curso serão abordados diversos tópicos gerais como: conceito de pessoa física e pessoa jurídica, aquisição e extinção da personalidade jurídica, direitos de personalidade, fatos jurídicos, prescrição, decadência e demais tópicos relevantes.


Outros cursos indicados para quem se interessa por esse Curso de Direito Civil Parte Geral, podem ser encontrados na área de Cursos de Direito.

Sobre o Certificado de Conclusão e Avaliação

Ao final desse Curso de Direito Civil Parte Geral, você conseguirá fazer a emissão gratuita de um Certificado de Conclusão Digital. Também, poderá fazer o pedido de um Certificado Especial impresso, arcando apenas com sua confecção e entrega (frete). O Certificado Especial será enviado diretamente para você, onde quer que esteja!

O Certificado Especial conta com tarja anti-falsificação de segurança, bem como numeração de consulta e validação intransferível - que pode ser utilizada para validar o certificado a qualquer momento, online.

Também, no Certificado pode ser verificado o cronograma completo do curso (conteúdo programático), o carimbo da instituição com CNPJ bem como a assinatura do profissional responsável.

Certificado de Conclusão

Conteúdo Programático do Curso de Direito Civil Parte Geral

  • Módulo 1
  • Módulo 2
  • Módulo 3
  • Curso de direito CIvil

Importância do Curso de Direito Civil

 

No Curso de Direito Civil você aprende como funciona as relações jurídicas entre particulares. Tem como objeto de estudo a regulamentação das relações patrimoniais e pessoais entre as pessoas enquanto membros de uma sociedade.

 

Exemplos: relações entre credor e devedor, marido e mulher, pai e filho, proprietário e possuidor, herdeiro e testador, dentre outros.

 

De forma geral, no Curso de Direito Civil você conhece as normas que regulam a vida dos indivíduos desde o nascimento até a sua morte. 

Estudando Direito Civil para a OAB

 

Importância do Curso de Direito Civil para a OAB

 

A preparação do aluno para a OAB exige muita organização. Isso porque não há tempo para poder revisar toda a matéria dada ao longo do Curso de Direito Civil.

 

O estudante deve planejar seus estudos aproveitando o tempo disponível, ao máximo.

 

O Curso de Direito Civil é muito importante para conseguir a aprovação na 1˚ fase do exame da ordem. 

 

Direito Civil é, de longe, a matéria com maior conteúdo a ser estudo ao longo do Curso de Direito. No entanto, são previstas 7 a 8 questões dessa disciplina, a cada exame, o que é significativo.

 

Isso porque significa mais de 17% das 40 questões que o candidato precisa acertar para poder passar à segunda fase.

 

Quais os tópicos mais cobrados em Direito Civil?

 

  • 1˚ Lugar - mais cobrado: Direito dos Contratos (doação, compra e venda...)
  • 2˚ Lugar: Direitos Reais/das Coisas (hipoteca, usufruto, condomínio...)
  • 3˚ Lugar: Direito das Obrigações (obrigações solidárias, divisíveis, facultativas...)
  • 4˚ Lugar: Parte Geral (instituto da ausência, direitos da personalidade...)
  • 5˚ Lugar: Direito de Família (regime de bens...)
  • 6˚ Lugar: Direito das Sucessões
  • 7˚ Lugar - menos cobrado: Responsabilidade Civil

 

O assunto sobre Responsabilidade Civil é o que menos cai no exame da ordem, no que se refere à matéria de Direito Civil. Esse tema costuma ser cobrado nas disciplinas de Direito Administrativo e Direito do Consumidor.

 

Ao ser aprovado (a) na 1˚ fase do exame de ordem você terá que optar por uma disciplina do Direito para fazer a 2˚ fase.

 

A prova da segunda fase é composta por 2 partes: uma peça prática (que vale 5 pontos) e quatro questões discursivas (que vale 5 pontos o conjunto, sendo 1,25 pontos cada questão) = total de 10 pontos.

 

Para que o candidato seja aprovado na segunda etapa da OAB precisa atingir, pelo menos, 6 (seis) pontos dentro do total de 10 pontos.

 

Normalmente a disciplina de Direito Civil é a menos procurada pelos candidatos. Isso porque apresenta um volume muito grande de matérias a serem estudadas.

 

No entanto, de acordo com informações oficiais da OAB, a disciplina de Direito Civil é a segunda que apresenta mais aprovação na 2˚ etapa do exame da ordem (a primeira é Direito Constitucional).

 

Assuntos mais cobrados na 2˚ etapa da OAB (Direito Civil):

 

  • Direito de Família - ação de alimentos; 
  • Direito de Sucessão;
  • Direito das Obrigações - ação de obrigação de fazer; 
  • Direito Processual;
  • Direito do Consumidor;
  • Direitos Reais - ação de usucapião.

 

Peças que foram cobradas nos últimos exames da OAB: apelação, agravo de instrumento, embargos de terceiros, ação de consignação em pagamento, recurso especial, ação de obrigação de fazer, ação de alimentos, ação de usucapião...


Dicas de Estudo


  • Resolva a maior quantidade de questões possíveis de exames anteriores;
  • Faça uma revisão na semana que anteceder o exame;
  • Assista vídeo aulas sobre os principais tópicos - Curso de Direito Civil;
  • Faça resumos e mapas mentais, durante os estudos, sobre os principais tópicos.
Estudando direito civil para concursos

 

Importância do Curso de Direito Civil para Concursos

 

O Direito Civil é uma disciplina que pode ser cobrada em concursos públicos. Não apenas em concursos que exigem a graduação no curso de Direito, como também em concursos que exigem o ensino médio ou outro curso superior.

 

Durante os estudos é bastante importante que o aluno leia e releia todo o edital. O candidato deve saber exatamente os tópicos que a banca examinadora do seu concurso descreve no conteúdo programático.

 

Saiba a quantidade de questões, quantas alternativas, pontos e o peso de cada disciplina. Dependendo do concurso a matéria de Direito Civil tem um peso mais alta ou mais baixo em relação às demais matérias. 

 

Estude usando como fonte, as doutrinas, jurisprudências, lei (Constituição Federal de 1988, Código Civil e outras leis esparsas que o edital cobrar), questões de provas anteriores e acesse um Curso de Direito Civil (presencial ou online).

 

Resolva as questões anteriores da banca examinadora que será responsável pelo concurso (se você já souber qual será). Cada banca examinadora pode apontar entendimentos diferentes em relação ao mesmo assunto.

 

O candidato que conhece bem o edital do concurso, consegue estudar com mais qualidade e eficiência. Essa é uma ótima estratégia para estudar de forma organizada, alcançado a tão desejada aprovação.

Estudando direito civil para a vida

 

Importância do Curso de Direito Civil para a Vida

 

Depois de passar no exame da ordem você vai pegar a famosa “carteirinha da OAB”. Todo mundo a sua volta vai querer uma consultoria grátis! E provavelmente vai estar relacionada ao Direito Civil.

 

Por isso, o Curso de Direito Civil é muito importante porque vai saber responder perguntas bem comuns das pessoas sobre: contrato de locação, guarda de filhos, inventário, responsabilidade civil, regime de bens no casamento, dentre outras matérias.

 

Esses tópicos não são só importantes para você saber o que falar para aquele parente que não para de te perguntar as coisas. Saber sobre esses e outros assuntos fundamentais, pode te livrar de vários problemas no dia a dia.

 

Portanto, o acesso a um Curso de Direito Civil, é muito indicado para todos os indivíduos que tenham interesse em saber mais sobre o funcionamento da sociedade e da relação entre os particulares.

 

Além disso, é importante conhecermos nossos Direitos e Deveres, frente as diversas relações que estabelecemos ao longo da vida: familiar, conjugal, contratual e outras mais.


Bons Estudos!

Saiba mais sobre o Curso de Direito Civil Parte Geral

Conheça todos os Recursos Disponíveis e a Tecnologia de Ensino utilizada, além dos Diferencias oferecidos pelo autor do curso e pela instituição de ensino, e muito mais!

Copyright 2017 Cuca Cursos. Todos os Direitos Reservados.