Curso de Direito Constitucional: Curso Online Com Certificado
Curso de Direito Constitucional

Curso de Direito Constitucional

Aulas 100% em Vídeo

Turma Disponível

Carga Horária: 80 horas

No Curso de Direito Constitucional serão estudados vários tópicos importantes. O Direito Constitucional é um dos principais ramos do Direito Público que tem por objeto de estudo o sistema jurídico estatal. O curso de introdução ao Direito Constitucional irá lhe trazer um conjunto de normas jurídicas fundamentais. Sendo assim, você irá aprender sobre o federalismo, poder constituinte, remédios constitucionais, estrutura do poder público e seus limites de atuação, o controle de constitucionalidade, dentre outras disciplinas de mesma relevância.


Outros cursos indicados para quem se interessa por esse Curso de Direito Constitucional, podem ser encontrados na área de Cursos de Direito.

Sobre o Certificado de Conclusão e Avaliação

Ao final desse Curso de Direito Constitucional, você conseguirá fazer a emissão gratuita de um Certificado de Conclusão Digital. Também, poderá fazer o pedido de um Certificado Especial impresso, arcando apenas com sua confecção e entrega (frete).

O Certificado Especial será enviado diretamente para você, onde quer que esteja!

O Certificado Especial conta com tarja anti-falsificação de segurança, bem como numeração de consulta e validação intransferível - que pode ser utilizada para validar o certificado a qualquer momento, online.

Também, no Certificado pode ser verificado o cronograma completo do curso (conteúdo programático), o carimbo da instituição com CNPJ bem como a assinatura do profissional responsável.

Certificado de Conclusão

Conteúdo Programático do Curso de Direito Constitucional

  • Módulo 1
  • Módulo 2
  • Módulo 3
  • DIREITO CONSTITUCIONAL

Importância do Curso de Direito Constitucional 

 

O Curso de Direito Constitucional é muito importante para qualquer estudante. Essa disciplina é a base fundamental para o estudo de diversas outras matérias do direito.

 

O Direito Constitucional é o ramo do direito público que tem como objeto de estudo, o conjunto de normas destinadas a regular, dentre outros tópicos: a organização do Estado e do poder político, a limitação do poder, definição de direitos e garantias fundamentais...

 

Em outras palavras, no Curso de Direito Constitucional o estudante irá conhecer e estudar a Constituição Federal Brasileira e todos os assuntos que a cercam: conceito e classificação de Constituição, evolução do constitucionalismo...

 

No Curso de Direito Constitucional você irá observar que a Constituição Brasileira de 1988 é classificada como analítica. Isso significa que seu conteúdo é extenso e detalhista, não tratando apenas da organização básica estatal e de direitos fundamentais.

 

O estudante deve conhecer bem a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Esse é um dos passos para o entendimento da matéria como um todo.

Preocupacao com a prova da oab


Curso de Direito Constitucional para a OAB

 

A preparação para o exame da ordem envolve muita organização, pois não há tempo para revisar toda a matéria dada ao longo do curso.

 

O candidato deve planejar os estudos aproveitando ao máximo o tempo disponível.

 

O Curso de Direito Constitucional é muito relevante para conseguir a aprovação na 1˚ etapa da OAB. 

 

Isso porque, geralmente, são previstas 7 a 8 questões dessa matéria, a cada exame. Esse número é significativo, pois corresponde a mais de 17% das 40 questões que o estudante precisa acertar para passar à 2˚ etapa.

 

É importante registrar que o Curso de Direito Constitucional normalmente é estudado nos primeiros anos de faculdade. E o estudante presta o exame a ordem apenas ao final do curso.

 

Portanto, uma dica, é fazer uma revisão da disciplina de Direito Constitucional, para poder relembrar a matéria. 

 

Alguns tópicos são cobrados em quase todos os exames (1˚ etapa), são eles:

 

  • Organização do Estado (União, Estados/Distrito Federal e Municípios);
  • Remédios Constitucionais (Habeas Corpus, Habeas Data, Mandado de Segurança...);
  • Processo Legislativo;
  • Controle de Constitucionalidade (p.ex. Ação Direta de Inconstitucionalidade).

 

Aprovado (a) na primeira etapa da OAB você terá que escolher uma área do Direito para poder fazer a segunda etapa.

 

A prova da 2˚ etapa é composta por duas partes: peça prática (5 pontos) e 4 questões discursivas (5 pontos - 1,25 pontos cada questão) = 10 pontos.

 

Para que o estudante seja aprovado na 2˚ etapa do exame da ordem, terá que alcançar, pelo menos 6 (seis) pontos em 10.

 

O Direito Constitucional é uma das áreas menos escolhidas para a 2˚ etapa, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). No entanto, é a disciplina com maior índice de aprovação.

 

Algumas peças de Direito Constitucional são bastante semelhantes. Isso facilita o estudo do candidato e evita a elaboração de uma peça processual inadequada.

 

Dentre as peças mais cobradas de Direito Constitucional, podemos citar os remédios constitucionais (p.ex. habeas corpus, mandado de segurança e mandado de injunção), ações destinadas ao controle de constitucionalidade (p.ex. ação direta de inconstitucionalidade) e ação civil pública.

 

Dentre as questões mais cobradas de Direito Constitucional, podemos também citar os remédios constitucionais, processo legislativo e o controle de constitucionalidade.

Direito Constitucional para concursos

 

Curso de Direito Constitucional para Concursos

 

O Direito Constitucional é uma disciplina sempre cobrada em concursos públicos. Não só em concursos que exigem a formação em Direito, mas também em concursos que exigem apenas o ensino médio ou qualquer outro curso superior.

 

Ao longo da jornada de estudo é muito importante que o candidato leia todo o edital e saiba exatamente as matérias que a banca examinadora descreve em seu conteúdo programático.

 

Procure saber a quantidade de questões, a quantidade de alternativas, os pontos e o peso de cada matéria.


Geralmente a matéria de Direito Constitucional tem um peso mais alto em relação às demais matérias. 

 

Assim, uma ótima dica para quem está estudando sem a referência de um edital é iniciar os estudos pelo Curso de Direito Constitucional.

 

Procure estudar utilizando como fonte, os livros/doutrinas, entendimentos jurisprudenciais, a própria letra da lei (Constituição Federal de 1988), questões de concursos anteriores e algum Curso de Direito Constitucional (presencial ou online).

 

Procure resolver as questões da banca que irá realizar o seu concurso (se você já sabe qual banca será). Isso porque cada banca pode apresentar entendimentos diferentes sobre o mesmo tema.

 

Por fim, lembre-se que o candidato que melhor conhece o edital do concurso, consegue estudar com mais eficácia e qualidade. Isso é uma das melhores estratégias para que você possa seguir o caminho dos concursos de forma organizada, alcançado a desejada aprovação.


Direito constitucional e cidadao

Curso de Direito Constitucional para o Cidadão

 

É importante conhecer e compreender, desde cedo, o funcionamento do sistema jurídico brasileiro. Aprender, por exemplo, como funciona e como se organiza o poder político no Brasil.

 

Ao alcançar os 18 anos de idade, o cidadão tem a obrigação constitucional de eleger seus representantes (Deputados Federais, Estaduais, Senadores...).

 

Você sabe quais serão as atribuições desses representantes? Quantos anos poderão representar? Qual a diferença entre um Deputado Federal e um Senador? 

 

As bases constitucionais, infelizmente, não são matérias introduzidas na educação básica do indivíduo. 

 

Portanto, o acesso a um Curso de Direito Constitucional, é bastante indicado para todas as pessoas que tenham interesse em conhecer mais a organização e o funcionamento do Estado, para poder exercitar a cidadania de forma eficaz.  

 

Atualmente, muitas pessoas têm acompanhado diversos acontecimentos, exigindo mudanças no sistema político do país. 

 

Aqueles que desejam mudanças, devem, ao menos, entender como o Estado funciona e se organiza, para que as reinvindicações possam ser melhor embasadas.

 

Além disso, é importante conhecermos nossos Direitos e Deveres.


Bons Estudos!

 

Saiba mais sobre o Curso de Direito Constitucional

Conheça todos os Recursos Disponíveis e a Tecnologia de Ensino utilizada, além dos Diferencias oferecidos pelo autor do curso e pela instituição de ensino, e muito mais!

Copyright 2017 Cuca Cursos. Todos os Direitos Reservados.